O Mercado Ver-o-peso é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e já possui quase 400 anos de existência. Eleito, em 2008, uma das sete maravilhas do Brasil, o local é famoso pela comercialização de alimentos e ervas medicinais.

Recheado da cultura e costumes paraenses, o mercado faz parte do Complexo do Ver-o-peso, composto, também, pelo Mercado da Carne, Praça do Relógio, Doca, Feira do Açaí, Ladeira do Castelo e Solar da Beira e a Praça do Pescador. Esse conjunto de pontos turísticos, da capital paraense, foi tombado pelo IPHAN, em 1997.

Mensalmente, mais de um milhão e meio de pessoas passam pelo local, visitando as inúmeras barracas da feira. Cada uma delas é devidamente organizada em setores que comercializam um tipo de produto específico. Outra curiosidade é que as “avenidas” têm o nome dos materiais vendidos no setor, tipo avenida Farinha, Camarões, Maniva, entre outras.

Dentre a variedade de produtos que podem ser encontrados no mercado estão: comidas típicas, como tacacá, tapioca, maniva, artesanatos, cerca de 100 tipos de frutas diferentes, como uxi, abricó, cupuaçu e graviola, ervas medicinais, temperos, doces, essências, verduras, perfumes, farinhas, entre outras mercadorias.